Wednesday, July 26, 2006

Correspondência oficial - PdC Salvamar / Texto-base para apresentação do PdC

O Ponto de Cultura Salvamar é um convênio celebrado entre a Associação Salvamar e o Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Cultura “Cultura Viva”. O Programa “Cultura Viva” criou, com os Pontos de Cultura, uma rede nacional de produção e difusão cultural com o objetivo de estimular o protagonismo cultural e social nos mais diversos tipos de comunidades, e não apenas nos tradicionais “centros” culturais do país.

O objetivo do Ponto de Cultura Salvamar é de promover a participação comunitária na preservação e manutenção de sistemas culturais locais. Além disso, deve estimular a disseminação de tecnologias de informação e a criação de suportes para registro e indexação de dados e informações sobre a região norte de Guarapari, aumentando o processo de autonomização da produtiva comunidade.

O PdC Salvamar está dividido em três órgãos, responsáveis pelo estabelecimento de estratégias e procedimentos que permitam a propagação de patrimônio culturais junto à sociedade civil e às instituições públicas e privadas:

a) O Escritório Modelo de Mobilização de Recursos (EMMR) será responsável por cuidar das questões administrativas do projeto e fornecer serviços de consultoria e assessoria administrativa junto aos parceiros, como a Associação Salvamar, e beneficiários, como ONGS de interesse cultural e social;

b) A Agência Experimental de Midiatização (Aemid) será responsável pela realização de serviços de Assessoria de Comunicação, Produção de Eventos, Produção Audiovisual e Produção de Áudio. A função da Aemid é facilitar a circulação de informação entre os participantes do projeto e promover ações de produção e difusão cultural.

c) O Estúdio Comunitário para Ensaio de Grupos Musicais (ECEGM) – será um espaço de convivência e formação técnica para jovens. Jovens músicos da região norte de Guarapari poderão ensaiar no estúdio, durante o período de baixo movimento turístico, e bandas de outras regiões do Brasil poderão participar de um programa de intercâmbio.

Além dos órgãos para prestação de serviços administrativos e comunicacionais, o Ponto de Cultura da Associação Salvamar desenvolverá um Programa Experimental de Extensão Acadêmica (PEEA) e um Programa Continuado de Formação Comunitária (PCFC). O PEEA será responsável pela integração e participação de estudantes universitários nas ações realizadas pelo PdC Salvamar, enquanto o PCFC trabalhará diretamente com a oferta de serviços culturais e educacionais para os moradores da região norte de Guarapari.

O financiamento para a implementação da primeira fase de atuação do PdC foi contemplado no convênio com o Programa “Cultura Viva”. Durante o ano de 2006, o EMMR e a Aemid empregarão estratégias de captação e mobilização de recursos junto a outras fontes de financiamento, além de desenvolverem produtos e serviços que tenham valor comercial. Todo o lucro obtido com as atividades dos bolsistas será empregado na aquisição de equipamentos, material de consumo e custeio de novas bolsas para o PEEA, no ano de 2007.

MALA-DIRETA

1) Prefeitura de Guarapari

2) Câmara de Vereadores PMG

3) Secretaria de Educação PMG

4) Secretaria de Cultura PMG

5) Secretaria de Projetos Especiais
Secretaria de Projetos Especiais (PMG)
Assessoria de Comunicação - Fabricio Fernandes
Tels.: 27. 3380.3440 - 3555 ou 9291.6169

6) Secretaria de Cultura do ES (Gabinete)
Neusa Maria Mendes
Secretaria de Estado da CulturaRua General Osório, 83 - Centro
Vitória - ES
CEP: 29020-000
Tel.: (27) 3132-8383 ou (27) 3132-8351 ou (27) 3132-8367 ou ou (27) 3132-8355
Fax: (27) 3132-8354
E-mail: gabinete@secult.es.gov.br

7) Secretaria de Cultura da PMV
Secretaria Municipal de Cultura
Secretária: Maria Helena Costa Sgnorelli
End.: Av. Vitória, 2552 - Bairro Horto
CEP: 29050-140 - Vitória - ES
E-mail: mhsignorelli@vitoria.es.gov.br

1 Comments:

Blogger elephantcom said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

5:14 PM  

Post a Comment

<< Home